A Organização Mundial da Saúde já considerou a depressão como “o mal do século”. Num mundo cada vez mais acelerado e cheio de estímulos, lidar com as tarefas cotidianas e ser produtivo pode ser especialmente difícil para muitas pessoas. Tudo isso pode gerar uma sensação de ansiedade e tristeza que se estende por meses e, muitas vezes, por vários anos.
No entanto, engana-se quem pensa que a depressão atinge apenas humanos. Na verdade, essa é uma doença que tem sido registrada também em diversas espécies de animais.
Por serem animais domésticos, cães e gatos podem sofrer com a depressão por diversos fatores. Mas quais são esses fatores e como identificar? Como saber se, de fato, meu gatinho pode estar com sinais de depressão?
Acompanhe a leitura e fique atento aos sinais. Vamos lá!
O QUE PODE LEVAR UM GATO A TER DEPRESSÃO?
Nossos pets também têm sentimentos e são sensíveis. Eles podem não se acostumar ou se adaptar com mudanças bruscas, como morar em outra casa ou uma mudança nos móveis, ou sentir falta de um membro da família que foi viajar ou se mudou.
O bichano também pode sentir falta de um outro pet, se estes moravam juntos e costumavam brincar. A mesma coisa para donos que costumavam dar mais atenção para o animal de estimação e abandonaram bruscamente este hábito.
O dono ficar o dia todo fora de casa também pode fazer seu gatinho se sentir solitário, o que pode gerar uma tristeza extrema.
FIQUE ATENTO AOS SINAIS DE DEPRESSÃO FELINA
Você convive com seu mascote e o conhece bem. Portanto, identificar sinais de mudança de comportamento não deve ser tão difícil.
Se ele está apresentando um semblante triste ou um comportamento isolado ou mais arisco que o normal, evitando interações que antes o agradavam, fique atento!
Preste atenção também aos hábitos alimentares. Gatos com depressão podem passar a comer bem menos e até perder bastante peso.
Hábitos de higiene também merecem atenção. Se seu gatinho está fazendo as necessidades fora da caixa de areia ou se lambendo de uma maneira exagerada ou compulsiva, talvez seja o caso de tomar medidas que visem proteger seu bichinho.
COMO TRATAR UM GATO COM DEPRESSÃO?
Primeiramente, é imprescindível entrar em contato com um veterinário. Ele estará apto a fazer exames clínicos e fisiológicos, e eventualmente prescrever medicamentos para tratar a depressão do seu mascote.
Em geral, podemos tentar mudar a rotina e tentar dar mais atenção aos nossos gatinhos. Comprar novos brinquedos e sair um pouco da rotina também pode fazer muito bem aos nossos queridos bichinhos.
Lembre-se sempre: um ambiente que mostre carinho, acolhimento e atenção costuma ser muito efetivo para os felinos ficarem sempre estimulados e felizes!
O que achou do post? Se você gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos e nas redes sociais. O Blog da Safecat será atualizado semanalmente com várias novidades sobre cuidados e demais curiosidades felinas. Até a próxima!