em Artigos

A cultura popular sempre acreditou na ideia de que gatos saírem para “explorar” nas redondezas é um ato completamente natural. Contudo, atualmente diversos especialistas apontam que isso não é totalmente verdade.

Gatos são, de fato, seres com instintos e sentidos aguçados. O olfato, que os faz querer “ir à caça” e voltar para casa com facilidade, é um desses exemplos.

Isso não significa, de jeito nenhum, que seu felino pode ficar zanzando por aí. Além de possivelmente ficar em situação arriscada, eles também ficam expostos a diversos problemas de saúde proveniente desses “passeios” que parecem inofensivos.

Mas por que os gatos sempre parecem tentar fugir? E o que fazer para evitar essa situação? Confira no artigo de hoje, aqui no Blog da Safecat!

Primeiramente, por que nossos gatinhos fogem?

A gente sabe que você enche seu pet de amor. Por isso, não fique frustrado se ele tenta fugir apesar de seus esforços para que ele fique dentro de casa. Como você já deve ter percebido, felinos são bichinhos extremamente curiosos e cheios de energia, além de serem caçadores por natureza.

No entanto, alguns fatores, como a falta de castração, podem tornar esses instintos de fuga e caça ainda mais intensos. Outros fatores podem ser o tédio e falta de cuidados adequados com eles, que também pode contribuir para essa situação.

gato que foge

O problema é que essas escapadas podem ter consequências nada agradáveis. A lista de situações que podem acontecer em decorrência das fugas são:

  • Acidentes (sejam eles atropelamentos ou outros em “aventuras” como escalar telhados e muros);
  • Problemas de saúde (a rua é repleta de bactérias, vírus e outros parasitas perigosos) e exposição à alimentos ou produtos possivelmente tóxicos;
  • Pessoas mal intencionadas (que podem agir com violência ou até mesmo ficar com seu gato sem permissão)

Isso sem dizer que seu animal de estimação pode não voltar mais para casa. Mas então, que medidas tomar para evitar e mudar essa situação?

Evitando a fuga felina

Por último, a dica mais importante: tenha sempre telas de proteção nas janelas. Essa é uma das maiores garantias de gatinhos seguros e longe das ruas. Não se esqueça: lugar de pet é dentro de casa!

E aí, o que achou? Está em busca de mais segurança e diversão para seu gatinho? Conte com a Safecat! Trabalhamos com instalação de telas de proteção e acessórios diversos para a segurança e diversão do seu animalzinho!

O Blog Safecat é atualizado semanalmente com diversas novidades. Até a próxima!

gato fujão

Postagens Recentes
gata fêmea cio
× Como posso te ajudar?